1549.01388.38624 1 0 4000 1 http://blacksheepproject.com.br/blog 300

Gerar significado pode mudar o mundo – Web Summit 2018

0 Comentários

Uau!!!! E termina o Web Summit 2018 em Lisboa com o Presidente da República sendo ovacionado pelas milhares de pessoas no Centre Stage.

É emocionante ver uma nação inteira vocacionada e engajada para tornar o país em uma referência mundial em inovação e empreendedorismo. O brilho nos olhos dos participantes, as ruas da cidade com pessoas de todos os níveis e áreas falando sobre o evento. Fica claro para as mais de 70 mil pessoas do mundo inteiro, que vieram ao Web Summit, sobre onde Portugal quer chegar. E eles vão, andando, seguindo o caminho rumo ao futuro.

E falando em futuro, hoje optei em focar na track sobre branding, marketing, comunicação e indústria de conteúdo e entretenimento. E sim, foi uma verdadeira Masterclass sobre esses assuntos (no bom português, uma bela surra de conhecimento 🙂 )

Um dos talks que mais chamaram a atenção foi da Debiie Millman (escritora, designer, educadora, artista e muitas coisas mais) que contou em 15 minutos a história do Branding ao longo da humanidade. Um soco na boca estômago para uma indústria que precisa deixar a estética pausterizada para reencontrar seu verdadeiro DNA.

“Marcas começaram a existir há milhares de ano, a partir do momento que guerras foram travadas em nome de símbolos.”

É isso mesmo. O passado pode nos ensinar muiiito sobre o futuro. Crenças religiosas, por exemplo, conseguiram engajar multidões mesmo sem a ajuda de todo o aparato tecnológico que temos hoje. Pois é, já parou pra pensar sobre isso? O futuro do branding pode até passar por novos devices, mas ele continua dependendo de histórias que geram significado.

E essa foi uma palavra recorrente nessa track. SIGNIFICADO!!!!

“NÓS NÃO NOS APAIXONAMOS PELA TECNOLOGIA. NOS APAIXONAMOS PELA SENSAÇAO DE CONEXÃO QUE A TECNOLOGIA É CAPAZ DE GERAR.”

Essa é a visão que a maioria de nós não consegue entender, mas que na prática muda a perspectiva sobre tudo.

Por falar em significado, é emocionante presenciar esse momento tão especial que Portugal vive. Parece que o Web Summit é a grande celebração de uma nação que conseguiu encontrar o caminho de seu futuro. Que possamos nos inspirar e encontrar também o nosso. Tornar o Brasil novamente um país com alma e propósito. Para que, assim como os Portugueses, também possamos voltar a sonhar.

Até a próxima, Lisboa!

João Ramos

Co-founder do Black Sheep Project

Anterior
Valorizar o presente é um grande incentivo ao futuro // Web Summit

0 Comentários

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.