1549.01388.38624 1 0 4000 1 http://blacksheepproject.com.br/blog 300

Festival Path 2019 e o lado bom de ser apenas um espectador

0 Comentários

Embarcamos nesse final de semana para mais uma aventura black sheep. Fomos para sampa, primeiro para bater o martelo numa grande parceria com a Elo, o que muito nos orgulha, mas também para vivenciar como espectadores um dos maiores festivais de inovação do Brasil, o Festival Path. Não é a primeira vez das ovelhas negras neste festival que tanto nos inspira, principalmente pelo fato de não participarmos como organizadores e sim como espectadores.

Estar do outro lado é fantástico, pois nos dá a possibilidade de viver uma imersão em conteúdos voltados à inovação, novas tecnologias e, principalmente, tendências de futuro. E nesse sentido, o Festival Path, que aconteceu nesse último final de semana (1º e 2 de junho), em São Paulo, é um convite à experimentação e à inclusão. Assistimos a palestras, workshops, filmes e shows, participamos de oficinas. Elementos que formam a cidade Path, um lugar massa que reúne experiências em educação, entretenimento e negócios, conectando a comunidade criativa de todo o Brasil.

Foi a sétima edição do evento apresentado pelo TAB. Influenciado pelo SXSW (South By Southewest), um dos mais prestigiados eventos de inovação do mundo, que acontece em Austin, nos Estados Unidos, o Festival Path 2019 apresentou a soma de mais de 200 palestras em sua programação, totalizando mais de 500 horas de atividades em apenas um final de semana. A muvuca acontece em locais da região da Avenida Paulista. Das nossas percepções, podemos afirmar que a equalização de palestras é uma tendência dos grandes festivais, em que menos é mais!

Em 2019, ao invés de só gerar o fear of missing out, com muitos conteúdos ao mesmo tempo, optaram por proporcionar mais momentos de conexão ao público. Outro aspecto positivo, é que o Path manteve a característica de valorizar e incentivar a diversidade, aproximar pontos de vistas distintos e até mesmo propor ambientes de construção em cima da contrariedade. A inovação se alimenta disso. Como oportunidade de melhoria, vimos que hubs pequenos e distantes não são nada funcionais, pois os participantes caminham boas distâncias e correm o risco de chegar em uma sala lotada. Também ficamos com a sensação que faltou uma grande palestra, em um lugar para reunir a maior parte do público. O meet point do festival era a área dos shows e com a chuva, gerou um certo prejuízo. Nosso olhar crítico nos levou a perceber detalhes que fazem toda a diferença para quem vive a experiência de participar de um festival de inovação.

Pode parecer maluco, mas estar nesse contexto como espectadores nos causa um alívio tremendo, uma sensação de relaxamento indescritível. Mas o que nos traz até aqui é entender o evento por outra perspectiva, é se colocar como público mesmo, para buscar outras ideias para os nossos projetos, pois mesmo que o Path tenha servido como benchmarking para a criação do BS Festival, lá atrás, os dois festivais possuem identidades distintas. Nosso olhar no Path, acontece por outro ângulo. Um ângulo que não é possível ver quando se está na organização do evento.

Embora com mais tempo de estrada, Festival Path e BS Festival estão bem próximos. Assim como nós transcendemos com os movimentos que percebemos em São Paulo, nós voltamos para Porto Alegre confiantes que, da mesma forma que fomos impactados nesse final de semana, vamos causar uma revolução interna geral no próximo agosto, na ovelha negra dos festivais. Valeu muito a pena viver todas essas experiências nas palestras, workshops, oficinas, sessões de cinema, feira gastronômica, nos shows que reuniram nomes fortes da cena contemporânea brasileira, assim como as demais atividades voltadas ao empreendedorismo e à tecnologia. Vamos com tudo para o BS Festival!

Anterior
120 razões para estar no BS Festival 2019
Próximo
Crianças serão protagonistas do primeiro festival de inovação kids do Brasil

0 Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.